domingo, 4 de março de 2012

ARTICULAÇÃO COM O 1º CICLO

No centro escolar de Abragão a sala 1 do Jardim de Infância fez um trabalho de articulação com os meninos da sala 7 do 1º ciclo.
Primeiro o J.I. foi à sala do 1º ciclo ouvir uma história preparada pela turma “Todos no sofá”. A história foi muito engraçada porque foi contada e dramatizada pelos colegas do 1º e 3º ano. Em seguida todos em conjunto estiveram a pintar os personagens da história para montar um painel que era um sofá. Uns dias depois foi a vez dos meninos do Jardim retribuírem a visita. Estiveram a fazer um trabalho sobre as linhas, observando as linhas de um quadro do senhor pintor Kandinsky, fazendo biscoitos em forma de diferentes linhas e ainda uma pintura, formando um grande e bonito painel. Enquanto os biscoitos coziam no forno foi tempo de brincar um pouco livremente. Para finalizar esta troca de experiências foi feito um lanhe degustando os deliciosos biscoitos feitos por todos.
.

sexta-feira, 2 de março de 2012

"Laboratório itinerante"

O laboratório itinerante permite a partilha/articulação de experiencias. Iniciou a sua viagem no jardim de Bairros com a visita das crianças do jardim de Lomar. A realização de experiencias, possibilitou aprendizagem por descoberta, num contexto privilegiado para a criança expressar a sua natural curiosidade e criatividade, valendo por si a possibilidade de realização de explorações e manipulações espontâneas de objetos e materiais. Também permitiu o trabalho em equipa, saber ouvir e respeitar a opinião do grupo.
A Ciência para crianças assume uma dimensão curricular de prazer e deslumbramento. Deste modo as crianças aprendem a gostar de Ciências.

" Palavras com história"

No dia 2 de março decorreu a 1º sessão “ Palavras com história” no Jardim de infância de Bairros. As crianças foram presenteadas com a história “As duas panelas”, contada por um grupo de alunos do 7º C, acompanhado pelo prof. Eduardo Naia.
Após a leitura e visualização da história, as crianças realizaram, atividades de expressão plástica sobre a história que ouviram.
As diversas atividades lúdicas visam alargar a capacidade de leitura de todos os intervenientes, numa tentativa de aprofundar o prazer de ler e de combater a elevada resistência à leitura.
No final todas as crianças demonstraram agrado pelo momento de convívio e partilha vivenciado.


Um grupo de alunos da turma 5ºD e a Prof. Deolinda da EB de Penafiel Sudeste visitaram a sala 1 do Jardim de Infância do centro escolar de Abragão para nos contarem uma história. A história escolhida foi “Gaspar, o dedo diferente” de Ana Luísa Amaral. Para a contar fizeram uma dramatização que foi muito engraçada e agradável, a caracterização estava muito bem-feita, pelo que os meninos do J.I. estiveram tão atentos que nem deram pelo tempo passar. No final fizemos um registo coletivo, elaborando um painel com os personagens da história. Para recordação deixaram–nos ainda uma pequena caixa com a fotografia de todos e uma guloseima.
Sete alunos do 7º B da escola sede do Agrupamento deslocaram-se ao Jardim de Infância de Cruzeiro Peroselo, acompanhados pelo professor da disciplina de Língua Portuguesa, para dinamizarem a atividade de articulação com o Pré-escolar, “Palavras com Histórias”. Assim, os alunos do 7º B apresentaram a história dos “Três Porquinhos” em teatro de sombras chinesas, que muito agradou as crianças. De seguida, teve lugar a atividade de expressão plástica, que foi proposta e acompanhada pelos referidos alunos, que consistiu na pintura de um desenho dos três porquinhos, que foi colado num suporte de lápis, elaborado com materiais recicláveis.
Foi uma atividade muito enriquecedora, quer pela articulação entre ciclos, quer pela partilha e pelos laços afetivos que os adolescentes estabeleceram com as crianças de tenra idade. Pelo que, iniciativas como estas, deverão ser repetidas pelos aspectos positivos que as mesmas proporcionam.



No dia 28 de fevereiro a turma do 6º D da EB 2/3 e a professora Sofia Renata deslocaram-se ao J.I de Assento, para apresentarem uma atividade do P.N.L “ Palavras com história”.
O grupo com os seus belos adereços levou a cabo a apresentação de duas histórias, que encantou as crianças do jardim, e como forma de agradecimento por esta atividade, as crianças cantaram duas canções, com muito entusiasmo e alegria.
Estas atividades são sempre muito importantes, na medida em que enriquecem a partilha de saberes e permitem articular de uma forma criativa e espontânea.