terça-feira, 29 de maio de 2012

Atividades no Jardim de Cans


DIA DA FAMÍLIA
No passado dia 15 de maio, realizou-se no JI de Cans a Festa da Família que consistiu num convívio saudável entre gerações. A convite das crianças o dia foi essencialmente passado entre pais, filhos, avós e outros familiares que participaram nas rotinas diárias do JI (contar histórias, fazer desenhos/pinturas e jogos). Os trabalhos realizados por cada família foram expostos na sala polivalente. As crianças vivenciaram este dia com muita alegria, satisfação e partilha de emoções.

FEIRA DO LIVRO

Nos dias 16, 17, e 18 de maio, realizou-se no Centro Escolar de Cans a feira do livro, dinamizada pelo Jardim.
Anteriormente à realização da Feira preparou-se o espaço e a decoração. Divulgou-se a realização deste evento através de convites junto de pais/encarregados de educação e comunidade em geral.
Durante os dias de Feira, esta esteve aberta à comunidade, que aderiu muito bem a esta iniciativa, acorreu com afluência, visitando, observando e comprando livros, alguns por parte dos adultos, outros escolhidos pelas crianças.
Durante estes dias realizaram-se atividades específicas relacionadas com o livro e a leitura, em articulação com o 1º ciclo. Houve momentos dedicados à poesia com dramatização e trabalhos de plástica alusivos à história trabalhada – “Uma história cheia de cor” do autor Miguel Borges convidado a estar presente nesta Feira do Livro.

Teatro em Boelhe

Antecipando as comemorações do Dia Mundial da Criança e integrado nas diversas atividades a serem desenvolvidas nesse propósito, o executivo da Junta de Freguesia, em estrita colaboração com educadoras e docentes, proporcionou uma vez mais às crianças e adolescentes do Jardim de Infância de Bairros e Escolas EB1 de Bairros n.º 2 uma tarde cultural com momentos divertidos e bem-humorados. Desta vez o espetáculo tinha como objetivo realçar o valor do conhecimento adquirido através da leitura, mostrar a importância do hábito de ler, além do cuidado e respeito que devemos ter com os livros. Dois contadores de histórias desembarcam de um comboio nas instalações do Jardim de infância de Bairros e, com a participação das crianças presentes, contaram a história de um Rei que comia todos os livros do seu reino, causando grande indignação e revolta dos próprios livros e do Vocabulário, personagem muito inteligente e culta que, preocupada com o facto dos livros acabarem, e com eles todo o conhecimento, resolveu vigiar o Rei para saber o motivo de tamanha insensatez. Toda a história foi interpretada por dois atores que utilizaram bonecos, cenário, figurinos, adereços e música. Os atores, marionetas e o público interagiram e se fundiram para resolver um problema que é atual e premente: “Como incentivar uma criança a ler?” Principalmente com rivais tão poderosos como a televisão e o computador.
Por este momento tão marcante e espetacular, as crianças, docentes e não docentes, reforçam o MUITO OBRIGADO à Junta de Freguesia pela oportunidade que proporcionaram neste dia.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Festa da Mãe

No dia 4 de maio as crianças do J.I de Assento festejaram o Dia da Mãe, proporcionando às suas progenitoras uma surpresa, com momentos de alegria e felicidadeComeçaram por declamar, com todo o carinho, algumas poesias que as deixou enternecidas.

De seguida dedicaram às mães uma canção ternurenta, que elas escutaram com atenção e orgulho das vozes doces e timbradas dos seus filhos .

Após esta apresentação, cada criança foi entregar o presente à mãe e antes de o abrirem, a educadora surpreendeu-os, contando uma história: «Eu Sei Tudo Sobre as Mamãs», com a qual todos se divertiram.

Seguiu-se a abertura dos presentes e cada criança tirou uma fotografia individual com a sua mãe. Esta festa terminou com um lanche convívio entre todos, partilhando momentos de amor e carinho, abraços e beijinhos, num dia especial.

Feira da Primavera

No dia 11 de maio realizou-se no J.I de Assento uma Feira da Primavera.


Todos os familiares e amigos das crianças e a comunidade em geral, foram convidados a participar e a visitar este espaço, decorado para o efeito.

As crianças realizaram actividades de expressão plástica em aventais de tecido e artigos de decoração de cozinha, acessórios de moda e também trouxeram diversos produtos, que foram expostos, para serem vendidos desde bolos, pudins, biscoitos, doces , produtos da horta e de mercearia.


As crianças muito motivadas, estavam eufóricas com tanto que comprar, que queriam adquirir tudo o que viam. Foram momentos de convívio e alegria, que lhes permitiu satisfazer algumas necessidades.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Feira do livro

Para celebrar o dia do livro, dia 23 de abril, a escola básica de Abragão realizou uma feira do livro dinamizada pelo Jardim-de-infância. A feira teve a duração de uma semana e foi muito bem acolhida pela comunidade educativa abragonense.
No dia 24 aconteceu um momento de articulação muito bonito em que algumas turmas e os grupos do Jardim-de-infância apresentaram para os colegas, teatro, poesia, histórias e um acróstico, valorizando assim o livro, a leitura, a escrita e o convívio entre todos.
Para registo da atividade, no final da feira foi elaborado por todos um marcador de livro gigante, com as frases mais significativas sobre o livro e a leitura…
…e a promessa de pequeninos e grandes, Vou ler muito mais…