quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Articulação + Caracóis = iupiiii!!!!

  Hoje tivemos a visita da turma do 4º ano que nos brindou com uma canção/dança sobre os planetas. São sempre momentos muito importantes e enriquedores que vivenciamos em conjunto quando articulamos, pois compreendemos que “aprendendo em conjuto, poderemos atribuir mais significados ao aprendido” e que “não articulamos porque estamos em espaços contíguos; articulamos porque, em conjunto, podemos aprender mais”. Um obrigado muito especial à professora Susana Cruz que contribuiu para que este momento fosse possível e especial. Esta semana já tinhamos presenteado os meninos do 1º e 3º ano com uma canção (Rebola Xuxu) e sentimo-nos muito bem com a nossa prestação. Temos a certeza que muito momentos especiais irão ocorrer ao longo deste ano letivo.


E falando agora em caracóis temos a revelar que continuamos a deliciar-nos com estes amiguinhos.
A história do António Torrado “A nuvem e o caracol” serviu de mote para dramatizarmos com fantoches este conto. (O fantoche é uma excelente estratégia para ensinar a ler com prazer, para ensinar a ler com prazer, para fazer da criança um ser criativo, dinâmico, consciente e produtivo. Tem-se como objetivo desenvolver determinadas habilidades como a observação e expressão oral, de ouvir, de expressar-se com clareza e de possuir objetividade em transmitir e receber informação). 

  Com os nossos amigos caracóis tivemos a trabalhar a matemática. Construímos conjuntos de caracóis grandes e pequenos, realizamos a sua pesagem e verificamos qual o mais leve e o mais pesado, ordenamos por ordem crescente e decrescente, fizemos contagens e registos gráficos. 

  Tudo foi feito sem os magoar e com todo o cuidado mas mesmo assim alguém sugeriu que eles seriam mais felizes se estivessem na rua, pois dessa forma poderiam ir para onde quisessem e fazer o que mais gostassem. Assim acordado, lá os colocamos na relva do nosso Jardim. Que sejam muito felizes e que tenham muitos “filhinhos”!
Colorim colorado, este conto está terminado!

Sem comentários:

Enviar um comentário