terça-feira, 31 de janeiro de 2017

A família das Formas Geométricas

   O tema da família continua a ser abordado nas nossas conversas e atividades. Nestes dias temos relembrado e explorado um pouco mais atentamente a família das Formas Geométricas. Começamos a compreender que os nomes das figuras mais conhecidas (quadrado, círculo, quadrado, triangulo…) aplicam-se independentemente da sua posição e conseguimos conhecê-las/identificá-las nos objetos que temos ao nosso redor. Dentro desta dinâmica temos concretizado com entusiasmo alguns desafios.
      Hoje estivemos especialmente envolvidos com o Tangram. 
    Trata-se de um quebra-cabeças chinês, inventado há quase mil anos, e que só chegou à Europa no começo do século XIX. É um “jogo” simples de entender e que encanta todas as idades. Com as sete peças podemos formar figuras que podem ser pessoas, animais, objetos ou outros símbolos… Os mais crescidos deram asas à sua imaginação com as sete peças do tangram e criaram as suas obras de arte. Os mais pequenos também foram muito criativos e empenhados nas suas tarefas.

Uma das músicas alusivas às formas geométricas que cantarolamos foi esta:
                  
    para terminar deixamos o registo de uma visita que recebemos no nosso Centro Escolar. Um ex-jogador do F. C. Porto, Jorge Silva - guarda-redes, juntamente com o nosso Presidente da Junta, trouxeram 20 bolas de futebol para nós brincarmos no recreio. Ficamos gratos pela oferta... Já temos uma bola assinada por todos os futebolistas da seleção campeã europeia (que está devidamente guardada numa estante) mas as que recebemos hoje são para podermos, quem sabe, treinar um Cristiano Ronaldo aqui em Boelhe!!!!!! 

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Famíla..."Ajudaris"

O projeto “Histórias da Ajudaris”, criado em 2009, é um dos projeto mais inovadores e emblemáticos da Ajudaris, promovendo a leitura, a escrita, a arte e a solidariedade. As crianças participantes, com a orientação dos educadores/professores, tornam-se verdadeiros autores de histórias de encantar sobre o tema estabelecido desse ano. Cada história conta com um ilustrador solidário que colhe inspiração da história que lhe for atribuída, dando cor e vida às suas personagens e cenários. Os livros postos à venda irão contribuir para sorrisos de crianças, jovens e adultos carenciados. ´
Este ano celebra-se a 9ª edição do concurso “Histórias Ajudaris”, cujo tema escolhido é a “Família”, e o Departamento Pré-escolar vai participar com dois textos, elaborados por todos os Jardins-de-infância (grupos) do Agrupamento.
Envolvidos neste projeto fomos previamente aliciados com histórias, musicas, testemunhos e atividades onde prevaleceu o tema da família.
Desta forma fomos conseguindo motivação e empenho para iniciamos a história para participar no projeto. Ainda não podemos revelar o seu conteúdo pois os meninos do Jardim de Luzim irão dar continuidade à mesma, sucedendo posteriormente os Jardins de Vila Cova e Abragão. Os restantes Jardins elaborarão uma outra história. Uma coisa é certa... estamos todos decididos a apoiar boas causas, colaborando na criação de sorrisos  solidários, de crianças para crianças.
E como a verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família, levamos para casa mais um desafio para ser realizado no seio familiar. Depois revelaremos o quão talentosas são as nossas famílias...

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Higiene Oral... é bestial!

Na sequência do desenvolvimento do Programa de Prevenção da Saúde Oral, o Projeto SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares) definiu como objetivo central conceber e executar estratégias de promoção da leitura e da escrita, bem como, através das suas Bibliotecas, aumentar a qualidade da divulgação e da informação no universo das escolas. Em colaboração com parceiros, pretendem contribuir para a alteração dos comportamentos ligados à saúde oral. Com essa intenção, recriaram-se ideias para a elaboração de novos materiais, atividades de leitura mais atrativas e estratégias de aprendizagem divertidas. Ou seja, promover, com excelente saúde oral, aprendizagens de se ficar com a boca aberta de espanto.
     O coordenador da nossa BE do Agrupamento Penafiel Sudeste, o professor bibliotecário João Costa, realizou a inscrição no referido projeto, tendo facultado um kit SOBE a todas as crianças que frequentam o Pré-escolar no nosso agrupamento. A higiene oral é um tema frequentemente abordado ao longo do ano e a escovagem dos dentes é reconhecida pelas crianças como um ato fundamental para o controlo da cárie dentária e das doenças das gengivas. No nosso Jardim não se efetua a lavagem dos dentes (já que não existem condições ideais para tal) mas faz-se a recolha das escovas de dentes usadas para o projeto MOMS - Miúdos Optimistas, Miúdos Saudáveis! O mesmo pretende, entre outros desafios, sensibilizar para a troca de escova de 3/3 meses, se usada diariamente pelo menos 2Xdiae o depósito da escova num EcoEscovinhas para posteriormente ser encaminhadas para a reciclagem. Pois é, as escovas dos dentes reciclam-se. Servem para se produzir mobiliário urbano - bancos de jardim, por exemplo. 
     Hoje as atividades desenrolaram-se em torno deste tema tendo sido uma vez mais promovido o incentivo à escovagem e à ingestão de alimentos saudáveis. A história “A cadeira dos sonhos” consolidou essas noções e ajudou a desmitificou a ida ao dentista como algo menos bom. 
     Eis algumas imagens dos nossos trabalhos. E para casa todos levaram um copo muito giro com escova e pasta dentífrica.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Um bocadinho do nosso inverno...

  Todos nos queixamos do frio… pois está mesmo frio!!! Neste mês de inverno temos sentido as temperaturas a baixar e verificado, mais atentamente, algumas transformações que a natureza vai revelando... Os nossos trabalhinhos também refletem um pouco desta estação assim como as histórias e as músicas que vamos escutando. 

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Brincar com as Ciências

A experiência que hoje testamos foi “O que mantém mais tempo um cubo de gelo?” e convidamos os nossos amigos do 1º ano a participarem nesta atividade. A presente experiência revelou-se muito enriquecedora e promotora de momentos expectantes e até inesperados. O facto de ter havido um intervalo maior do que é habitual entre o registo da hipótese e a constatação/observação fez com que nos sentíssemos mais ansiosos pela verificação dos dados. Após uma hora e meia de espera (tempo estabelecido pelas professoras) verificamos que as nossas hipóteses foram bem diferentes das que registamos na observação final. Mas em jeito de finalização foi mais uma experiência do nosso agrado pois participamos com entusiasmo e muito empenho. Ficam aqui algumas fotos que comprovam aquilo que agora relatamos. 

Hoje o dia também ficou marcado com a visita dos meninos do nosso Agrupamento que vieram cantar as Janeiras, desejando a todos um bom ano.

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

A Árvore das Palavras - Escritaria

No âmbito da temática “Brincar com as palavras” a Escritaria tem sido, dentro do Departamento Pré-escolar, uma dinâmica desenvolvida com o intuito de aplicar e desenvolver estratégias de leitura e escrita criativa, junto das crianças. A Árvore das Palavras que está na Biblioteca do Agrupamento alberga alguns dos trabalhos que cada grupo realiza. Deixamos aqui, tal com foi prometido, as imagens das histórias que executamos assim como o trabalho efetuado pelo natal. 

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Brrrrrr..... Está frio!

Apesar do frio sentimos o calor da amizade e da boa companhia dos nossos amigos. Continuamos em torno do inverno e a simples história O boneco de neve permitiu-nos explorar o assunto do vestuário adequado para o frio desta estação.
      Um outro desafio que nos agradou bastante foi o de criarmos uma história sobre a referida estação. Cada grupo inventou um enredo divertido, com o novo vocabulário aprendido, para posteriormente partilharmos a todos na nossa Árvore das Palavras – Escritaria – exposta na Biblioteca do nosso Agrupamento.  


Mais tarde mostraremos como lá ficaram, fica prometido. 

E como a música também nos acompanha sempre deixamos aqui um vídeo de uma canção que gostamos de cantarolar...

Bom fim-de-semana!


quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Brincar com o gelo!

Dizem que o inverno chegou! Às vezes sentimo-lo bem presente logo de manhã, que nem nos apetece tirar os casacos… outras vezes o sol é tão quentinho que podemos dar uma corrida no parque, deixando as nossas bochechinhas bem rosadinhas. Hoje foi um dia desses! 
Independentemente disso continuamos a abordar a temática da estação do inverno. A história “O sapo no inverno” tem-nos proporcionado uma diversidade de sugestões para a realização de atividades alusivas ao tema. Vamos começar por contar as experiências que fizemos com o gelo. Escolhemos recipientes de diversos tamanhos e formas, enchendo-os com água (estado líquido). Antes de os levar para o congelador colocamos em alguns dos recipientes certos “intrusos” (papeis coloridos, pedaços de lápis de cera, boneco de plástico, rebuçados/pintarolas…) na água para vermos como ficariam quando estivessem no estado sólido.
  Esta simples atividade permitiu-nos uma “chuva" de sensações, observações e experimentações. Eis algumas das nossas conclusões: “No estado líquido a água “corre”; congelada fica em pedra e é mais fria que mal conseguimos segurar durante muito tempo; é transparente na mesma e conseguimos ver as peças/objetos que escondemos; as “pedras” de gelo desliza na mesa; derrete porque na sala está quentinho; os rebuçados na água ficaram dissolvidos e as pintarolas perderam a cor;… - e tantos outros comentários foram referidos.
Por fim fomos desafiados a colocar sal da cozinha nuns pedaços de gelo e pouco depois vimos que começaram a surgir buraquinhos, tipo túneis, onde a tinta que pusemos escorria por esses caminhos… Foi muito giro!
E giro também foi terminar o dia a cantar os Parabéns à educadora Ana e presenciar o “desabrochar” da bonita Pinhata que os pais gentilmente lhe ofereceram.
E para a Educadora Ana não há nada? Há TUDO!!!!!!!!!!!

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Pequenos Reis!

Cá estamos de novo para contarmos as nossas novidades… Esta semana regressamos ansiosos por partilhar com os nossos amigos as nossas aventuras natalícias. O reencontro foi muito bom! Após termos "matado"  as saudades retomamos as nossas rotinas! Durante estes dias giramos em torno do Dia de Reis. As histórias, as músicas e as diversas atividades manteve-nos animados. Relembramos a história da chegada dos Reis junto do Menino Jesus, escutamos a Lenda do Bolo Rei e também ficamos a saber da tradição dos nossos vizinhos espanhóis, que recebem os presentes de natal no Dia dos Reis. Clique no link para assistir a uma história que gostamos muito de ouvir:
Revelamos também um vídeo que nos agradou bastante sobre os Três Reis Magos:
Partilhamos algumas imagens dos trabalhos que realizamos com muito empenho e entusiasmo. 
Hoje, todos catitos com as nossas coroas, fomos cantar os Reis aos nossos amigos do 1º ciclo.
E em dia de Reis não podia faltar o Bolo-rei para adoçar a boca da nossa família. Era do nosso tamanho! Pequeno mas delicioso!
Feliz Dia de Reis!