quinta-feira, 29 de março de 2012

Ciencias experimentais

O clube Ciência Ativa do Agrupamento, que contemplará todos os J.I’s, iniciou-se no JI de Assento no dia 22 de março. Os alunos do 8ºD e as professoras Paula e Teresa Fernandes realizaram várias experiências nas áreas da física e da química, que despertaram a curiosidade e o interesse do grupo do jardim.
Os alunos depois de uma breve explicação sobre o que iriam fazer, iam chamando as crianças para participarem ativamente nas mesmas. No polivalente colocaram os materiais em cima das mesas e rotativamente as crianças tiveram oportunidade de verificar os resultados e os efeitos produzidos pela experimentação realizada, quer com ar, água, vinagre, bicarbonato de sódio, esferovite, lã, fio de pesca, balões e palhinhas, e também com um pequeno painel solar, produzindo energia para movimentar uma ventoinha. As crianças estavam atentas e estimuladas com esta vivência inovadora, para os seus conhecimentos, vinda de uma diferente área de ensino. No final e em grande convívio crianças e adolescentes brincaram no recreio, alguns deles matando saudades do tempo que neste jardim brincaram em pequeninos.
Esta atividade foi bem sucedida, tendo superado as expectativas de todos os intervenientes e iniciativas destas, são sempre uma mais valia para todos, permitindo uma articulação interativa nos diferentes ciclos de ensino.

Sem comentários:

Enviar um comentário