quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Desfile carnavalesco no Centro Escolar de Cans




As crianças do Centro Escolar de Cans desfilaram, animando as ruas da Vila de Rio de Moinhos. A segurança rodoviária sendo uma das temáticas desenvolvidas em contexto educativo, os diversos grupos de crianças foram escoltados pela GNR.

Educação Pré-escolar e a temática “Crescer com as palavras e os números

De acordo com o PAA e no âmbito da temática “Crescer com as palavras e os números”, o Departamento da Educação Pré-escolar do AEPS tem desenvolvido alguns projetos. Um dos projetos a salientar é o PNL, tendo-se intensificado o recurso a diversas estratégias e atividades. Uma destas tarefas centra-se na reconstrução da “Manta da Poesia”, ao longo do ano letivo, exposta na BE da escola sede.
Despertar o interesse pela leitura e pela escrita, promover a literacia desde cedo e o gosto pelas histórias são alguns dos objetivos que se têm vindo a trabalhar. Ler e recontar histórias diversificadas - tradicionais/inventadas (…) e proporcionar que cada criança desenhe a sua própria ilustração favorece o processo de leitura, onde as palavras se tornam imagens na mente de cada pequeno leitor. Valorizando a “Hora do conto”, o recurso a diferentes intervenientes proporciona o prazer de ouvir, de se expressar e articular novos vocábulos, enfatizando os saberes provenientes dos livros.


No seio da magia, a arte de “brincar com as palavras”, as crianças, em contexto do Jardim-de-infância (re) criam, inventam, constroem quadras/rimas, memorizam, desenvolvem a veia poética (…), exercitam a expressão gráfica, dão sentido às palavras, sustentam afetos, emoções!!! (…). As letras, as sílabas, as palavras, a construção de pequenas frases, ganham cor e dão vida,  através do jogo. Os diversos sons das palavras transportam a musicalidade que leva cada criança a viajar ao sabor da leitura/escrita, cujo guia é a imaginação e criatividade.

A Coordenadora da Educação Pré-escolar do AEPS
Carolina Rodrigues

 

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Ciências Experimentais - Aprendendo ... Experimentando




Criando e aprendendo com o Tangram


O Tangram além de apresentar um lado lúdico propicia um recurso pedagógico ao educador para dar às suas crianças um trabalho concreto, através do manuseio das sete peças. Consegue estimular na criança a criatividade e a construção de conceitos matemáticos ocasionando uma integração entre conceitos da geometria e a prática da sua construção.   
Hoje as crianças do Jardim de Bairros tiveram a oportunidade de conhecer a história de como surgiu o Tangram, manusear as suas peças e formar livremente bonitas figuras: homem, cão, flor, chinês, árvores, foguetão… Conseguiram dar asas à sua imaginação e elaboraram lindos trabalhos! E como sugestão de uma criança foi feito a eleição dos 3 melhores trabalhos de cada sala (os votos foram realizados pelas crianças – as da sala de educadora Ana elegeram os vencedores da sala da educadora Cristina e vice-versa).

E como a arte não se discute, os premiados receberam dois rebuçados e um balão. 

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Centro Escolar de Cabeça Santa

A matemática é trabalhada nas diversas atividades em contexto de JI, e a brincar a criança aprende matemática…
Assim a brincar e a aprender desenvolvem -se intelectualmente e adquirem conhecimentos essenciais para o seu progresso escolar com sucesso e empenho.
A matemática quando vivida e explorada de forma lúdica, valorizando o jogo, a criatividade como uma estratégia principal, constitui uma bela fonte de prazer, divertimento e desafio para a criança

domingo, 1 de fevereiro de 2015

No âmbito do PNL, os encarregados de educação, tornam-se presentes e ativos, contextualizando a sua intervenção às atividades que vão decorrendo, no Jardim-de-infância. A avó Natália do Cristóvão do JI 2 Can, Rio de Moinhos, explorou alguns saberes populares relacionados com o inverno, mais propriamente, alguns provérbios relativos ao mês de janeiro.