segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Fresquinhas e boas!!!


Chegou o tradicional S. Martinho e com ele os magustos... as feiras...!
No passado dia 10 de novembro, o Ji/1.º ciclo de Cans para além de degustar as castanhinhas assadas e quentinhas, da parte da manhã, realizou, da parte da tarde, em colaboração com os pais/encarregados de educação e comunidade, em geral, a feira de S. Martinho.  



Entre a alegria e a boa vontade de todos reinou, sem dúvida, a ajuda preciosa dos encarregados de educação, de cada barraquinha, a salientar, na foto seguinte, o apoio prestado pela Dna Sandra e Dna Gracinda do Ji 2can!





No dia 29 de outubro/2015, o Centro Escolar de Cans (Ji/1.ciclo), encontrou-se com o autor Miguel Borges que veio encantar todas as crianças com as suas histórias e, em especial, com o conto:




Um evento que proporcionou momento de intercâmbio, de aprendizagem e de suporte para as diversões do Dia do Halloween.






No dia 28 de outubro, o Ji de Cans, em articulação com o 1. Ciclo, comemorou o Dia             Internacional  das Bibliotecas, onde cada grupo apresentou um número previamente ensaiado.


O grupo do Ji 2 can apresentou a canção:
 "Quando chega o outono
 voa a andorinha
parte para Sul,
p`rá nova casinha.

Quando chega o outono
colhe-se na vinha,
arrefece o tempo
cai uma chuvinha.

Quando chega o outono
solta-se a folhinha
aparece o vento
uma brisa fresquinha.
(...)", passando a momentos mais enriquecedores com a dramatização da mesma.


sábado, 14 de novembro de 2015

Vivências do S. Martinho no Jardim/Centro Escolar de Boelhe

A lenda de São Martinho
“Num dia frio e chuvoso de inverno, Martinho seguia montado a cavalo quando encontrou um mendigo. Vendo o pedinte a tremer de frio e sem nada que lhe pudesse dar, pegou na espada e cortou o manto ao meio, cobrindo-o com uma das partes. Mais à frente, voltou a encontrar outro mendigo, com quem partilhou a outra metade da capa. Sem nada que o protegesse do frio, Martinho continuou viagem.  Diz a lenda que, nesse momento, as nuvens negras desapareceram e o sol surgiu. O bom tempo prolongou-se por três dias.”
As tradições do dia de São Martinho
     O dia de São Martinho é festejado um pouco por todo o país mas em Penafiel esta tradição protagoniza, durante 12 dias, uma das maiores e mais dinâmicas feiras comerciais do distrito do Porto. Ao longo desses dias de romaria falar em Penafiel e do S. Martinho é falar de castanhas assadas, magusto, rojões, tortas de S. Martinho e das provas dos vinhos. No nosso Jardim não faltou o magusto, boa disposição, histórias, canções e muita animação. A tradição mantém-se e por isso não podíamos deixar de elaborar uma bonita Maria Castanha, após a exploração da sua história.