sábado, 11 de junho de 2016

domingo, 5 de junho de 2016

Atividades do Departamento da Educação Pré-Escolar

Projeto “Letras e números de mão dada com a Natureza»

No âmbito deste projeto, os grupos do Pré-Escolar dos Jardins de Infância do Agrupamento, construíram uma Manta da Poesia, com a elaboração de pequenos textos poéticos, quadras, poemas, devidamente ilustrados e explorados nas salas com as crianças.

Os objetivos delineados para esta atividade nomeadamente, desenvolver a imaginação e o gosto pela poesia e a expressão gráfica, promover a literacia e o gosto pelas histórias, foram atingidos, sendo notório o interesse e a participação das crianças.


A Manta da Poesia está exposta na Biblioteca da Escola sede





Explorando o mundo mágico das histórias e da poesia…









Educação para a cidadania e participação cívica


No âmbito da Educação para a  Cidadania e Participação Cívica, as crianças aprendem a 
pôr a mesa, uma atividade transversal à área de expressão e comunicação, nomeadamente com a matemática.


















Criação de bichos da seda






Ainda no âmbito do projeto "Letras e números de mão dada com a Natureza"  foi realizado em algumas salas do pré-escolar, a criação de bichos da seda, proporcionando às crianças a observação e acompanhamento do respetivo ciclo, assim como ficando a cargo delas a sua alimentação diária de folhas de amoreira.




As crianças viram também vídeos sobre  a criação de bichos da seda e a produção da seda a partir dos casulos,  observaram a diferença entre o macho e a fêmea e fizeram desenhos; cantaram canções e ouviram histórias, entre outras, a "Lenda do bicho da seda",uma lenda chinesa. Ficaram também a saber o que é a seda, tendo sido realizados jogos sensoriais.







A Lenda do Bicho da seda
"Era uma vez uma linda imperatriz chinesa chamada Hish-Ling-Shi. Ela morava em Pequim num lindo palácio, repletos dos mais lindos objetos vistos pelos olhos humanos. A princesa porém, era uma mulher que adorava estar em contato com a natureza; assim, todas as tardes tomava chá debaixo de um frondoso pé de amoreira no jardim de seu palácio. Numa tarde, ela cumpria seu ritual, quando reparou que algo caiu dentro de sua xícara de chá quente. Era um pequeno casulo. A imperatriz ficou maravilhada com o que viu! Em sua xícara de chá quente, o casulo foi desprendendo o mais lindo e brilhante fio que ela tinha visto! Aliás, duvidava se toda a China tivesse visto igual beleza! Muito contente com sua descoberta, a imperatriz Hish-Ling-Shi, correu para falar com seu marido, o imperador Hwang-TéO imperador também ficou maravilhado com a textura especial daquele fio e resolveu guardar segredo daquela fantástica descoberta. Depois desse episódio, todos os dias, os empregados do castelo recolhiam os casulos do bicho da seda que eram usados para fazer os vestido mais fantásticos para Imperatriz Hish-Ling-ShiUm dia, o imperador resolveu dar um baile para mostrar a todos a beleza de sua Imperatriz. Hish-Ling -Shi foi à festa com o mais lindo vestido já visto. Era feito de fios tão brilhantes como o brilho da lua . Todos os convidados ficaram encantados e acharam que era um tecido mágico. Depois que o imperador revelou a todos de onde vinha aquela formosura, os chineses resolveram guardar segredo de tão maravilhosa descoberta. Eles prometeram nunca revelar para ninguém o segredo daquele fio especial, que fazia os mais lindos tecidos vistos pelos olhos humanos . E este foi um dos segredos mais bem guardados do mundo."
O segredo da fabricação do fio mágico mais macio e lindo da face da terra:  "A seda!"







 Trabalhos sobre o bicho da seda




Cantiga do bicho da seda

O bicho da seda sempre a trabalhar
Tece o seu casulo para lá morar.

Que linda surpresa vai acontecer,
Linda borboleta vai de lá nascer!