segunda-feira, 12 de junho de 2017

Brincar com as ciências experimentais...

Quando somos desafiados a estimular o nosso sentido crítico, a curiosidade e criatividade, alicerçada à exploração e manipulação de objetos e materiais, participamos responsável e entusiasticamente nas propostas das nossas educadoras. Partilhamos duas experiências que realizamos recentemente: “Mais, menos ou igual?” e “Explosão de cores”. No que refere à primeira começamos por relembrar os sinais matemáticos mais (­+), menos (-) e igual (=) e posteriormente podemos observar atentamente os diferentes objetos/recipientes de modo a compará-los, avaliando se os mesmos continham mais, menos ou a mesma quantidade estabelecida no “copo medida”.

Seguidamente a educadora verteu o conteúdo da água de cada objeto para o respetivo copo medida, enquanto registávamos as nossas observações, comparando-as com as nossas previsões. Como conclusão final podemos compreender que a água não tem forma própria, adaptando-se à forma do recipiente em que está contida, que a mesma quantidade de água pode atingir alturas diferentes, dependendo do recipiente onde é colocada e que quando se muda a água de um recipiente para outro, a quantidade (volume) não se altera. A segunda experiência foi lúdica, colorida e divertida. O material necessário: M&Ms, água morna e um prato raso. 

As previsões que idealizamos não estiveram muito longe do que foi constatado o que de certa forma revela que conseguimos aplicar os nossos conhecimentos nas diversas situações. 

Até breve! 

Sem comentários:

Enviar um comentário