sábado, 31 de outubro de 2009

"Uma espetada Colorida"


"Aos pais fizemos o pedido

para poder trabalhar

este foi bem sucedido

e a fruta começou a chegar!"



" Muitos conjuntos formamos

e a Linguagem desenvolvemos

a Matemática estudamos

e novas canções aprendemos!"


" Espetadas coloridas e vistosas

aprendemos a fazer

estavam mesmo saborosas

que nos fartamos de comer!"
Jardim -de - infância de Àspero

É Tempo de Colheitas!

A partir do final do verão e estendendo-se pelo Outono é a altura de se efectuarem as principais colheitas, que encerram o ano agrícola. Para celebrar esta ocasião o Jardim-de-infância de Àspero participou nas vindimas e numa desfolhada. As crianças demonstraram alguns conhecimentos em ambas as actividades, fruto de contactos anteriores, dada a ruralidade do meio.






Como agradecimento à D.ª Isabel que amavelmente nos abriu as portas das suas vinhas confeccionamos um bolo de marmelada que partilhamos na hora da merenda. No dia da desfolhada fizemo-nos acompanhar de um cestinho de bolachas que com todo o gosto partilhamos.





No conjunto das actividades conseguimos abordar todas as àreas do conhecimento, mas sobretudo usufruir de grandes momentos de convívio, alegria e companheirismo. Estamos cada vez mais um grupo coeso e sociável.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

terça-feira, 27 de outubro de 2009

"Somos Bruxas"


O dia das bruxas, é festejado na noite de 31 de Outubro. Teve origem nos antigos povos da Grã-Bretanha e Irlanda, que acreditavam que, a véspera do Dia de Todos os Santos, os espíritos voltavam para suas casas.

Alguns dos trabalhos desenvolvidos no Jardim de Bairros.

domingo, 25 de outubro de 2009

Roda dos alimentos

No Dia da Alimentação, contamos uma história sobre a importância de todos os grupos de alimentos bem como aprendemos palavras novas sobre este assunto, tais como: vitaminas, dieta, alimentação equilibrada, leguminosas, (esta foi a que causou mais gargalhadas), entre outras...
Também vimos no computador fotografias de frutos e legumes muito divertidos, muito animados!

Depois conhecemos a Roda dos Alimentos:

- elaboramos um puzzle.

Depois conseguimos reproduzir a Roda dos Alimentos e expusemos na nossa sala.

Vamos partilhá-la convosco! Adicionar imagem

J.I. de RIBAÇAIS Outubro/ 2009


segunda-feira, 19 de outubro de 2009

" Ida ao café"

O Jardim-de-infância recebeu um convite” ir ao café Paladar, tomar um pingo de cevada”, o convite foi proposto aos grupos e todos euforicamente disseram que queriam ir.
Depois, do almoço partimos em comboio
rumo ao café paladar, pelo caminho cantamos alegres canções e adquirimos regras para caminhar em segurança.
Chegamos.
Entramos e sentamo-nos, o café estava quase vazio (ainda bem senão não havia lugar sentado para todos) depressa ficou cheio de vida, e de crianças ansiosas de serem servidas.
Que rico pingo.
No final regressamos ao jardim todos satisfeitos.

Teatro “Despertar para uma alimentação saudável”

A Comunidade local mais propriamente as formandas do Curso EFA B3 de Acompanhante de Crianças de Boelhe, da Associação Para o Desenvolvimento de Boelhe, propuseram ao jardim-de-infância e á Eb1 nº2 de Bairros, no passado dia 16 de Outubro de 2009,apresentarem um teatro musical "Despertar para Uma Alimentação Saudável".
O Teatro Musical descreveu a vida de Simão, um membro da família Trinquinhas (o Pai, a Mãe, a Avó e a irmã Ritinha), e a sua luta contra o flagelo da
obesidade e dos problemas associados a estas.
O Teatro tinha como objectivo a sensibilizar as crianças para o perigo dos maus hábitos alimentares e para a necessidade de realizar uma alimentação saudável, neste dia “Dia Mundial da Alimentação”.
Dado a atenção do público podemos dizer que os objectivos propostos foram alcanç
ados.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Que Rica Sopa

Com o aproximar do Dia Mundial da Alimentação as crianças começaram a explorar a história do “ Nabo Gigante”. Esta história serviu para realçar a importância da sopa e os legumes que habitualmente são utilizados na confecção do mesmo. Como pesquisa, foi pedido a cada criança que fizesse um levantamento dos ingredientes e legumes que a mãe ou avó utilizam na sopa lá de casa.
A participação dos pais e crianças neste trabalho demonstrou inovação e criatividade, como se pode observar em alguns dos trabalhos que expomos.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Padeiros por um dia...

A história da Galinha Ruiva foi muito apreciada pelas crianças... Tal como a galinha que confeccionou o seu próprio pão as crianças propuseram-se a ser "padeiros por um dia". Com os ingredientes necessários (farinha de trigo, de centeio e de milho, água morna, sal e fermento de padeiro que a Ana Teresa trouxe) deu-se início à preparação do "Pão á nossa maneira". A educadora começou por dar a sentir a textura das farinhas e a observar a cor das mesmas. Foi possibilitado a todos amassar a massa e escutar os seus comentários, sempre muito oportunos. A massa ficou a descansar por algum tempo, para "crescer" um pouco mais. Fizeram-se pequenos pãezinhos onde não foi esquecido o chouriço que algumas crianças trouxeram de casa. Que cheirinho se sentia no nosso Jardim!!!... Que delicioso que estava o nosso pão!...
As crianças aprenderam e dançaram a canção da "Padeirinha "e poderam levar a receita para casa para ensinarem as suas mães a fazerem tão bem o pão como eles o haviam feito.

domingo, 11 de outubro de 2009

Vindimas

As vindimas consistem na colheita dos cachos de uvas, destinados à produção de vinho, quando estas atingem o grau indicado de amadurecimento. Os cachos são então enviados para os lagares, onde começa a produção de diversos tipos de vinhos.
Foi para ter um contacto directo com esta realidade que as crianças do Jardim de Infância foram até á Quinta dos pais e familiares do Eduardo,
onde deparamos com os seus familiares e amigos a cortar os cachos de uvas e coloca-los em cestos, que estavam em cima de um tractor. Os cestos foram levados para o lagar, onde as crianças poderam observar as uvas a serem trituradas por uma máquina.
Além das vindimas também vimos alguns animais, legumes, frutas e até apanhamos castanhas.
Foi muito divertida esta saída ao meio.