quarta-feira, 12 de outubro de 2011

" Manto da Escola"

Sendo este ano lectivo dedicado à família como o primeiro lugar de afecto, a equipa docente da Escola Básica de Cabeça Santa como educadores, participou na celebração eucarística, com a tarefa de aprofundar uma dimensão humana cada vez mais esquecida: a do sentido ético e também religioso, intrínseco ao ser humano, contando com a participação da comunidade educativa e do Pároco.
Foi aludida a importância da família como o espaço onde, em primeira mão se transmitem valores, não através de palavras, mas sobretudo através de gestos concretos. Os valores existem quando os seus membros se dedicam aos outros, estando atentos às suas necessidades, às suas angústias e aos seus receios e procuram apoiá-los nas situações mais difíceis.
Outra das actividades a salientar aquando à celebração foi o Manto Escola, com o objectivo de reflexão dos valores familiares necessários ao desenvolvimento de cada criança e para tal será embelezado por cada grupo desta escola básica ao longo do ano lectivo.
Através deste manto (dividido em oito partes iguais correspondentes ao nº de salas da escola) queremos encontrar na família as condições ideais para a realização de cada criança como ser aberto ao Mundo. O pedaço do manto atribuído a cada professor irá ser trabalhar os valores familiares como base da formação do ser humano.

Sem comentários:

Enviar um comentário