As crianças, desde os primeiros anos de
vida, começam a construir conhecimento sobre o mundo, manifestam curiosidade
natural e desejo de saber para compreender e dar sentido ao mundo.
O ensino das ciências, enquanto
desenvolvimento de capacidades ao nível dos processos científicos, promove uma aprendizagem
centrada na acção e na reflexão sobre a própria acção.
O educador cria e aproveita situações em
que as crianças possam manifestar as suas ideias e discuti-las com os outros,
confrontá-las com a informação disponível e a evidência experimental, tomando
consciência de que existem ideias diferentes das suas.
As atividades cientificas realizadas no Jardim-de-infância
constitui um contexto privilegiado para a utilização de diversos procedimentos
e capacidades (observar, registar, medir, comparar, contar, descrever,
interpretar) que não são exclusivos da ciência, existindo por isso, uma forte
conexão com outras áreas curriculares, nomeadamente com a matemática e com a
língua materna. Assim, reconhecida a importância das ciências experimentais, o
Departamento da Educação Pré-escolar tem em mãos o Projeto “Aprendendo…
Experimentando”, incluído no Plano de Melhoria do Agrupamento.
Hoje as crianças do Jardim de Bairros deram
início à primeira experiência comum a todos os Jardins, referente ao mês de
outubro.
-“Flutua ou afunda?” Foi esta a questão
implementada e observada pelos intervenientes que demonstraram o mesmo entusiasmo
e aplicação aquando a realização de qualquer experiência que se realize em
contexto de Jardim-de-infância.
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