quarta-feira, 22 de outubro de 2014

“Aprendendo… Experimentando” - J.I. Bairros

As crianças, desde os primeiros anos de vida, começam a construir conhecimento sobre o mundo, manifestam curiosidade natural e desejo de saber para compreender e dar sentido ao mundo.
O ensino das ciências, enquanto desenvolvimento de capacidades ao nível dos processos científicos, promove uma aprendizagem centrada na acção e na reflexão sobre a própria acção.
O educador cria e aproveita situações em que as crianças possam manifestar as suas ideias e discuti-las com os outros, confrontá-las com a informação disponível e a evidência experimental, tomando consciência de que existem ideias diferentes das suas.
As atividades cientificas realizadas no Jardim-de-infância constitui um contexto privilegiado para a utilização de diversos procedimentos e capacidades (observar, registar, medir, comparar, contar, descrever, interpretar) que não são exclusivos da ciência, existindo por isso, uma forte conexão com outras áreas curriculares, nomeadamente com a matemática e com a língua materna. Assim, reconhecida a importância das ciências experimentais, o Departamento da Educação Pré-escolar tem em mãos o Projeto “Aprendendo… Experimentando”, incluído no Plano de Melhoria do Agrupamento.

Hoje as crianças do Jardim de Bairros deram início à primeira experiência comum a todos os Jardins, referente ao mês de outubro.
-“Flutua ou afunda?” Foi esta a questão implementada e observada pelos intervenientes que demonstraram o mesmo entusiasmo e aplicação aquando a realização de qualquer experiência que se realize em contexto de Jardim-de-infância.

Sem comentários:

Enviar um comentário