As crianças, no Jardim-de-infância, pela imitação vão trabalhando o código escrito, apercebem-se das suas caraterísticas, passando à escrita do seu nome ou do colega, estabelecendo comparações e formarem as suas próprias conceções sobre o funcionamento da escrita (Mata, 2008). Nesta medida, conforme referem as Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, as crianças podem “compreender que o que se diz se pode escrever, que a escrita permite recordar o vivido, mas constitui um código com regras próprias” (OCEPE, M.E., 70). A sala 2 do Jardim-de-infância de Cans, contextualizando as suas atividades de sala, segundo os projetos que vem vivenciando – PNL, Projeto Família, tendo com pedra basilar a leitura e a escrita, de forma contínua, participou na iniciativa promovida pela Comissão de Proteção de Menores de Penafiel (CPCJ), designadamente no “mês Abril -Mês da Prevenção dos Maus Tratos a Crianças e Jovens”. Dando continuidade à parceria desenvolvida com os pais/encarregados de educação, ao longo do ano letivo, o grupo e respetiva família desenvolveram trabalhos apelativos a esta temática, ido de encontro com os direitos das crianças.
Sendo o “Brincar com as
palavras” uma das estratégias utilizadas para desenvolver a linguagem verbal, a
psicomotricidade fina, a criatividade, o incremento do espírito poético, entre
outros objetivos, este grupo trabalhou os direitos das crianças, criando frases
com o título “DIA DA CRIANÇA É TODOS OS DIAS…”, a incluir na Manta
da Poesia do Departamento do AEPS.
A
Educadora de infância
Carolina
Rodrigues
S
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