sexta-feira, 27 de outubro de 2017

CULTIVAR A POESIA


  CULTIVAR A POESIA
Pinheiro (2007,17) declara que “de todos os géneros literários, provavelmente, é a poesia o menos prestigiado no fazer pedagógico da sala de aula”. Não obstante, a Educação de infância considera a relevância e a ação que a poesia exerce na formação de cidadãos leitores competentes e mais críticos.
O Jardim-de-infância é o espaço que, por excelência, se cultiva a Poesia, se desenvolve a linguagem que se vai tornando cada vez mais rica. O jogo poético desenvolvido através da sonoridade, a musicalidade, os ritmos e as rimas, tornam a leitura um ato prazeroso e divertido. De acordo com as Orientações curriculares, (...) a poesia como forma literária constitui um meio de descoberta da língua e de sensibilização estética. Todas estas formas e expressão musical facilitam a clareza da articulação e podem ainda ser meios de competência metalinguística, ou seja, de compreensão do funcionamento da língua. (OCPEP, 2002. p.67).  A poesia reflete emoções, é a arte de brincar com as palavras, transmitindo significados nas entrelinhas dos versos/poemas. Desta forma o Jardim-de-infância de Cans, em articulação com o 1.ºCiclo, do Centro Escolar de Cans participou no evento “Dar Voz à Poesia” colaborando com a biblioteca escolar, no dia 23 de outubro de 2017. O JI 2CAN brincando ao “Faz-de-conta” dramatizou a canção do Capuchinho Vermelho, decorrente desta história tradicional e da articulação com a BE, a professora Fátima Jardim.  

Por fim, o Capuchinho Vermelho ofereceu doces aos amigos, sem descurar a presença do Sr. Diretor
e da Sra. Sub-Diretora do AEPS

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