sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Jardim de infância de Cans chegou com as suas novidades!!!

  • Dias comemorativos
Comemorando o  "Dia Mundial da Música", o Jardim de infância e o 1.º Ciclo de Cans vivenciaram momentos conjuntos, atrativos e divertidos, beneficiando da presença do professor José Manuel e seu pequeno grupo de alunos, da escola sede, tocando e cantando belas melodias.
No "Dia Mundial do Animal", as crianças do Jardim de infância tiveram uma surpresa! Um cágado visitou as salas de atividade.
Vários diálogos e registos decorreram sobre as caraterísticas dos animais, o seu habitat, as vozes dos animais, hábitos e costumes. A importância dos animais foi tratada, assim como cada criança manifestou as suas preferências acerca dos animais.
Assim, surgiu o projeto: "Os Animais" (2 Can) que interligado com o Plano Nacional de Leitura, tem incrementado o trabalho colaborativo Família-Jardim de infância não só nas pesquisas, leituras, bem como nos trabalhos relativos aos saberes populares, respetivos registos e ilustrações, de acordo com a temática que se tem vindo a desenvolver.
Todas as crianças sentiram a chegada do outono,  e com ele  algumas mudanças: o tempo, a chegada das colheitas, ...
O "Ciclo do pão" e o "Ciclo do vinho" foram desenvolvidos e registados, de forma alegre e divertida.
  

 As três salas do Jardim de infância de Cans viveram momentos únicos e irrepetíveis durante o conto "A Galinha Ruiva" . Outros encontros, no âmbito do PNL, têm-se verificado, desde canções e histórias, .... Valorizando ainda, o espaço da biblioteca da Escola Básica de Cans, de acordo com o escalonamento efetuado, cada sala por si própria usufrui, uma vez por semana, do citado espaço. Cada criança, enquanto utente da biblioteca escolar de Cans, encontra-se na fase de registo, como sócio.   
  O "Dia Mundial da Alimentação", incorporado no Projeto Saúde despolotou  o desenvolvimento da temática da alimentaçao saudável, incluindo algumas atividades como canções;
o paladar e o gosto foram trabalhados, com a prova de vários frutos do outono: o dióspiro, a romã, o figo, laranja, ..; a ida à feira em Rio de Moinhos. Lá compraram-se laranjas e fez-se sumo de laranja natural. Estava muito apetitoso e as crianças gostaram.

O "Dia das bruxas" foi muito comovente!!!!!!! todas as crianças do Jardim de infância e 1.º Ciclo foram verdadeiramente surpreendidas com a presença de uma simpática bruxa que brincou com a sua vassoura mágica. E, ainda, a presença do lobo que, por último desdramatizou a sua figura para os mais sensiveis, mostrando-se!! Foi divertido. Foi fixe, conforme relatos das crianças.

No dia 2 de novembro - festejou-se o dia dos fieizinhos - a turma 2 Ji/Can, foi recitar às salas a cantilena "Pão por Deus, Pão por Deus, dê uma esmolinha por alma dos seus" que, com a cestinha, previamente elaborada, as crianças foram guardando as ofertas generosas que foram recebendo, como ensaio para o peditório aos seus familiares e amigos que irão realizar.


2 comentários:

  1. Foram vivências muito ricas... e que com certeza darão grandes frutos...
    Bom trabalho

    ResponderEliminar
  2. Agradecimentos
    tudo de bom
    abraço Carolina

    ResponderEliminar