quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Educação Pré-escolar e a temática “Crescer com as palavras e os números

De acordo com o PAA e no âmbito da temática “Crescer com as palavras e os números”, o Departamento da Educação Pré-escolar do AEPS tem desenvolvido alguns projetos. Um dos projetos a salientar é o PNL, tendo-se intensificado o recurso a diversas estratégias e atividades. Uma destas tarefas centra-se na reconstrução da “Manta da Poesia”, ao longo do ano letivo, exposta na BE da escola sede.
Despertar o interesse pela leitura e pela escrita, promover a literacia desde cedo e o gosto pelas histórias são alguns dos objetivos que se têm vindo a trabalhar. Ler e recontar histórias diversificadas - tradicionais/inventadas (…) e proporcionar que cada criança desenhe a sua própria ilustração favorece o processo de leitura, onde as palavras se tornam imagens na mente de cada pequeno leitor. Valorizando a “Hora do conto”, o recurso a diferentes intervenientes proporciona o prazer de ouvir, de se expressar e articular novos vocábulos, enfatizando os saberes provenientes dos livros.


No seio da magia, a arte de “brincar com as palavras”, as crianças, em contexto do Jardim-de-infância (re) criam, inventam, constroem quadras/rimas, memorizam, desenvolvem a veia poética (…), exercitam a expressão gráfica, dão sentido às palavras, sustentam afetos, emoções!!! (…). As letras, as sílabas, as palavras, a construção de pequenas frases, ganham cor e dão vida,  através do jogo. Os diversos sons das palavras transportam a musicalidade que leva cada criança a viajar ao sabor da leitura/escrita, cujo guia é a imaginação e criatividade.

A Coordenadora da Educação Pré-escolar do AEPS
Carolina Rodrigues

 

Sem comentários:

Enviar um comentário