sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Um pouco da nossa semana...

Esta semana estivemos a brincar com a matemática...   
São atividades relacionadas com a vida diária que ajudam as crianças na aprendizagem do conceito numérico, através da manipulação e experimentação de materiais e fazendo raciocínios para relacionar conjuntos (associações, seriações, comparações, etc). É a partir destas experiências que as crianças começam a contar um a um os objetos dos conjuntos que formaram e lentamente por repetição e/ou memorização ficam curiosas pelo conhecimento da numeração escrita. 
Brincar a aprender é a melhor forma de crescermos em sabedoria ... 
Realizamos alguns desafios em torno das diferenças entre imagens e praticamos um jogo interativo dos opostos. Cliquem no link:
As experiências são atividades que nos agradam imenso e mais uma vez revelamos o nosso sentido crítico, a nossa capacidade de observação e resolução de problemas.
 E desta forma se despedem os pequenos matemáticos-científicos, desejando a todos um bom fim de semana. 

domingo, 20 de novembro de 2016

À descoberta do EU...

O tema do corpo humano continua a ser abordado com alguma insistência justificando-se pela necessidade de enfatizar, a partir de observações, a necessidade da criança conhecer corretamente as funções do seu corpo e estabelecer relações de movimento que lhe pertençam na sua totalidade, revelando sentimentos, emoções, experiências vivenciadas, identificando a importância de criar hábitos e atitudes integradas ao corpo possibilitando, desse modo, a construção da sua personalidade e da sua identidade. Esta semana andamos à volta do corpo (sobretudo na cabeça e nos órgãos dos sentidos nela inseridos), quem somos e como nos chamamos. A história “O corpo humano é uma casa” foi a escolhida para reforçamos conceitos.
Clique no link para assistir à história:
As atividades daí realizadas foram aliciantes para os mais pequenos. Eis algumas fotos que demonstram todo o empenho e criatividade dos nossos pequenos artistas.
As nossas salas ficaram bem giras… Estão todos pendurados ao teto! 
A musica escolhida para aprendermos recaiu na canção da Alda Casqueira "5 sentidos".
 
Para terminar a semana houve, como é habitual, a hora do conto e a história escolhida foi “O tio lobo”. E como às sextas-feiras é dia de levar livro para casa lá foram escolher a história para ser lida em família. 
Até breve! 



terça-feira, 15 de novembro de 2016

Um pouco da nossa "Escritaria"...

 “A Ratinha e a avelã” é uma história bastante promotora para abordar alguns conceitos matemáticos e linguísticos.
Clique no link para assistir à história: 
  É através das histórias/livros, que as crianças descobrem o prazer da leitura e desenvolvem a sensibilidade estética. As histórias lidas ou contadas, recontadas e inventadas pelas crianças, de memória ou a partir de imagens, são um meio de abordar o texto narrativo que, para além de outras formas de exploração, noutros domínios de expressão, suscitam o desejo de aprender a ler. O gosto e interesse pelo livro e pela palavra escrita iniciam-se na educação de infância e o educador é fundamental neste processo ao criar ambientes promotores de envolvimento com a leitura e a escrita, permitindo o desenvolvimento de atitudes e disposições positivas relativamente à aprendizagem da linguagem escrita.
   O Projeto “Escritaria” tem sido desenvolvido satisfatoriamente perante o envolvimento notório que as crianças têm demonstrado. Na nossa “árvore” vai surgindo novas folhas com palavras que posteriormente dão surgimento à construção de frases, inventadas crianças. Cabe por isso ao educador orientá-las a construírem frases corretas, quanto ao conteúdo e organização, e mobilizar formas cada vez mais complexas de estrutura sintática
   Estabelecendo depois uma ponte para a linguagem escrita procura-se no quotidiano o contacto com diferentes tipos de texto manuscrito e impresso (narrativas, listagens, descrições, tabelas…), o reconhecimento de diferentes formas que correspondem a letras, a identificação de algumas palavras ou de pequenas frases que permitam uma apropriação gradual da especificidade da escrita não só ao nível das suas convenções como da sua utilidade. Neste processo procedente de aprendizagem da escrita, as primeiras imitações que a criança faz do código escrito tornam-se progressivamente mais próximas do modelo, podendo verificar tentativas de imitação de letras e até a diferenciação de sílabas. Começando a perceberem as normas da codificação escrita, as crianças irão desejar reproduzir algumas palavras (o seu nome, o nome dos outros, palavras e/ou frases que o educador escreve, etc). 
    Deixamos aqui um pouco do que temos trabalhado neste projeto.







sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Comemoração do dia de S. Martinho!

   O santo padroeiro do nosso concelho é o S. Martinho e por conseguinte determinadas atividades e tradições são dinamizadas ao longo de alguns dias mantendo-se enraizadas na comunidade. Destacamos a feira que se realizou nas instalações do Centro Escolar e o magusto, em articulação com o 1º ciclo. Apesar das ameaças da chuva conseguimos que o sol se motivasse a comparecer e a participar, ainda que timidamente, num momento divertido de convívio e amizade. 
   Ficam aqui alguns momentos para mais tarde recordar!

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Com cheirinho a S. Martinho!

 Com o início da semana começamos a sentir o cheirinho a S. Martinho! Principiamos o nosso trabalho com a visualização e exploração das histórias da "Maria Castanha" e da "Castanha Lili". 
    Ambas as histórias serviram de motivação para a elaboração de diversas atividades onde o entusiasmo era bem patente. Entre a picotagem, a pintura com café, carimbagem, dobragens e colagem todos "arregaçaram" mangas para concluírem os seus trabalhos com empenho e satisfação. 
 
E hoje escutamos a Lenda de S. Martinho em PPT e relembramos a música da Alda Casqueira que canta a lenda de uma forma muito gira.  

   Vejam alguns dos trabalhos alusivos à lenda...

   
    E é claro que também estivemos envolvidos a realizar o nosso colar da Maria Castanha e o suporte para colocarmos as castanhas assadinhas que amanhã teremos no nosso Magusto. 
   Cá voltaremos para mostrar essas novidades. 

sábado, 5 de novembro de 2016

Atividades com a história "Os 3 Ursos"

As histórias infantis são as melhores ferramentas a favor de um educador em contexto na sala de atividades. Com alguma imaginação pode-se utilizá-las de forma a explorar todos os seus recursos podendo-se fazer do processo ensino-aprendizagem um momento único e inesquecível aos mais pequenos.

Esta semana estivemos envolvidos com a história “Os três Ursos” e as diversas atividades desenvolvidas, trabalhadas ludicamente, possibilitaram que as crianças explorassem o imaginário, a interpretação, a experiência, a dramatização e o reconto, facilitando e despertando o interesse do aprendizado. A presente história proporciona a exploração de diversos conceitos matemáticos (contagem, seriação, ordenação, quantidade, altura, tamanho, intensidade, temperatura,…). A linguagem oral e escrita, as artes visuais e a música não foram descuradas. Deixamos aqui algumas fotografias que retratam um pouco a envolvência e as dinâmicas observadas nas atividades realizadas. 

O projeto “Aprender… experimentando”, delineado pelo Departamento Pré-escolar, continuará a ser difundido no presente ano letivo visando desenvolver o espírito crítico e a curiosidade científica, assumir uma atitude reflexiva perante os resultados e incrementar estratégias de resolução de problemas. 
Desta forma resolvemos iniciar o referido projeto, já que todos parecem estar bem integrados nas dinâmicas do Jardim, com a confeção de gelatina, uma vez que seriam reforçados determinados conceitos anteriormente trabalhados tais como o dissolver, afundar, estado líquido e estado sólido, etc… Para confecionar a gelatina as crianças depararam-se com água quente, fria e morna, tal como as papas dos 3 ursos, e observaram a passagem do estado líquido para o estado sólido das coloridas gelatinas.   
E foi uma delícia saborear a gelatina fresquinha e sólida, tal como referiram! E para culminar todas estas tarefas também houve uma música apropriada para a ocasião. Ao contrário da Caracolinhos de Ouro que não tinha boas maneiras os meninos souberam comportarem-se devidamente e fizeram questão de ver e cantar o vídeo da música da Maria Vasconcelos.