terça-feira, 15 de novembro de 2016

Um pouco da nossa "Escritaria"...

 “A Ratinha e a avelã” é uma história bastante promotora para abordar alguns conceitos matemáticos e linguísticos.
Clique no link para assistir à história: 
  É através das histórias/livros, que as crianças descobrem o prazer da leitura e desenvolvem a sensibilidade estética. As histórias lidas ou contadas, recontadas e inventadas pelas crianças, de memória ou a partir de imagens, são um meio de abordar o texto narrativo que, para além de outras formas de exploração, noutros domínios de expressão, suscitam o desejo de aprender a ler. O gosto e interesse pelo livro e pela palavra escrita iniciam-se na educação de infância e o educador é fundamental neste processo ao criar ambientes promotores de envolvimento com a leitura e a escrita, permitindo o desenvolvimento de atitudes e disposições positivas relativamente à aprendizagem da linguagem escrita.
   O Projeto “Escritaria” tem sido desenvolvido satisfatoriamente perante o envolvimento notório que as crianças têm demonstrado. Na nossa “árvore” vai surgindo novas folhas com palavras que posteriormente dão surgimento à construção de frases, inventadas crianças. Cabe por isso ao educador orientá-las a construírem frases corretas, quanto ao conteúdo e organização, e mobilizar formas cada vez mais complexas de estrutura sintática
   Estabelecendo depois uma ponte para a linguagem escrita procura-se no quotidiano o contacto com diferentes tipos de texto manuscrito e impresso (narrativas, listagens, descrições, tabelas…), o reconhecimento de diferentes formas que correspondem a letras, a identificação de algumas palavras ou de pequenas frases que permitam uma apropriação gradual da especificidade da escrita não só ao nível das suas convenções como da sua utilidade. Neste processo procedente de aprendizagem da escrita, as primeiras imitações que a criança faz do código escrito tornam-se progressivamente mais próximas do modelo, podendo verificar tentativas de imitação de letras e até a diferenciação de sílabas. Começando a perceberem as normas da codificação escrita, as crianças irão desejar reproduzir algumas palavras (o seu nome, o nome dos outros, palavras e/ou frases que o educador escreve, etc). 
    Deixamos aqui um pouco do que temos trabalhado neste projeto.







1 comentário:

  1. Olá
    É V (verdade) que é muito bom ver todo estes trabalhos
    OBRIGADA OBRIGADA de coração
    Mãe José Nuno

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