“A
Ratinha e a avelã” é uma história bastante promotora para abordar alguns conceitos
matemáticos e linguísticos.
Clique no link para assistir à história:
É através das histórias/livros, que as
crianças descobrem o prazer da leitura e desenvolvem a sensibilidade estética.
As histórias lidas ou contadas, recontadas e inventadas pelas crianças, de
memória ou a partir de imagens, são um meio de abordar o texto narrativo que,
para além de outras formas de exploração, noutros domínios de expressão,
suscitam o desejo de aprender a ler. O gosto e interesse pelo livro e pela
palavra escrita iniciam-se na educação de infância e o educador é fundamental
neste processo ao criar ambientes promotores de envolvimento com a leitura e a
escrita, permitindo o desenvolvimento de atitudes e disposições positivas
relativamente à aprendizagem da linguagem escrita.
O
Projeto “Escritaria” tem sido desenvolvido satisfatoriamente perante o
envolvimento notório que as crianças têm demonstrado. Na nossa “árvore” vai
surgindo novas folhas com palavras que posteriormente dão surgimento à
construção de frases, inventadas crianças. Cabe por isso ao educador
orientá-las a construírem frases corretas, quanto ao conteúdo e organização, e
mobilizar formas cada vez mais complexas de estrutura sintática.
Estabelecendo depois uma ponte para a linguagem escrita
procura-se no quotidiano o contacto com diferentes tipos de texto manuscrito e
impresso (narrativas, listagens, descrições, tabelas…), o reconhecimento de
diferentes formas que correspondem a letras, a identificação de algumas
palavras ou de pequenas frases que permitam uma apropriação gradual da
especificidade da escrita não só ao nível das suas convenções como da sua
utilidade. Neste
processo procedente de aprendizagem da escrita, as primeiras imitações que a
criança faz do código escrito tornam-se progressivamente mais próximas do
modelo, podendo verificar tentativas de imitação de letras e até a
diferenciação de sílabas. Começando a perceberem as normas da codificação
escrita, as crianças irão desejar reproduzir algumas palavras (o seu nome, o
nome dos outros, palavras e/ou frases que o educador escreve, etc).
Deixamos aqui um pouco do que temos
trabalhado neste projeto.
Olá
ResponderEliminarÉ V (verdade) que é muito bom ver todo estes trabalhos
OBRIGADA OBRIGADA de coração
Mãe José Nuno