sábado, 5 de novembro de 2016

Atividades com a história "Os 3 Ursos"

As histórias infantis são as melhores ferramentas a favor de um educador em contexto na sala de atividades. Com alguma imaginação pode-se utilizá-las de forma a explorar todos os seus recursos podendo-se fazer do processo ensino-aprendizagem um momento único e inesquecível aos mais pequenos.

Esta semana estivemos envolvidos com a história “Os três Ursos” e as diversas atividades desenvolvidas, trabalhadas ludicamente, possibilitaram que as crianças explorassem o imaginário, a interpretação, a experiência, a dramatização e o reconto, facilitando e despertando o interesse do aprendizado. A presente história proporciona a exploração de diversos conceitos matemáticos (contagem, seriação, ordenação, quantidade, altura, tamanho, intensidade, temperatura,…). A linguagem oral e escrita, as artes visuais e a música não foram descuradas. Deixamos aqui algumas fotografias que retratam um pouco a envolvência e as dinâmicas observadas nas atividades realizadas. 

O projeto “Aprender… experimentando”, delineado pelo Departamento Pré-escolar, continuará a ser difundido no presente ano letivo visando desenvolver o espírito crítico e a curiosidade científica, assumir uma atitude reflexiva perante os resultados e incrementar estratégias de resolução de problemas. 
Desta forma resolvemos iniciar o referido projeto, já que todos parecem estar bem integrados nas dinâmicas do Jardim, com a confeção de gelatina, uma vez que seriam reforçados determinados conceitos anteriormente trabalhados tais como o dissolver, afundar, estado líquido e estado sólido, etc… Para confecionar a gelatina as crianças depararam-se com água quente, fria e morna, tal como as papas dos 3 ursos, e observaram a passagem do estado líquido para o estado sólido das coloridas gelatinas.   
E foi uma delícia saborear a gelatina fresquinha e sólida, tal como referiram! E para culminar todas estas tarefas também houve uma música apropriada para a ocasião. Ao contrário da Caracolinhos de Ouro que não tinha boas maneiras os meninos souberam comportarem-se devidamente e fizeram questão de ver e cantar o vídeo da música da Maria Vasconcelos.

Sem comentários:

Enviar um comentário