Dizem que o inverno
chegou! Às vezes sentimo-lo bem presente logo de manhã, que nem nos apetece
tirar os casacos… outras vezes o sol é tão quentinho que podemos dar uma
corrida no parque, deixando as nossas bochechinhas bem rosadinhas. Hoje foi um
dia desses!
Independentemente disso continuamos a abordar a temática da estação
do inverno. A história “O sapo no inverno” tem-nos proporcionado uma
diversidade de sugestões para a realização de atividades alusivas ao tema. Vamos
começar por contar as experiências que fizemos com o gelo. Escolhemos
recipientes de diversos tamanhos e formas, enchendo-os com água (estado
líquido). Antes de os levar para o congelador colocamos em alguns dos
recipientes certos “intrusos” (papeis coloridos, pedaços de lápis de cera,
boneco de plástico, rebuçados/pintarolas…) na água para vermos como ficariam
quando estivessem no estado sólido.
Esta simples atividade permitiu-nos uma
“chuva" de sensações, observações e experimentações. Eis algumas das nossas
conclusões: “No estado líquido a água
“corre”; congelada fica em pedra e é mais fria que mal conseguimos segurar
durante muito tempo; é transparente na mesma e conseguimos ver as peças/objetos
que escondemos; as “pedras” de gelo desliza na mesa; derrete porque na sala está
quentinho; os rebuçados na água ficaram dissolvidos e as pintarolas perderam a
cor;… - e tantos outros comentários foram referidos.
Por fim fomos desafiados a
colocar sal da cozinha nuns pedaços de gelo e pouco depois vimos que começaram
a surgir buraquinhos, tipo túneis, onde a tinta que pusemos escorria por esses
caminhos… Foi muito giro!
E giro também foi terminar o dia a cantar
os Parabéns à educadora Ana e presenciar o “desabrochar” da bonita Pinhata que
os pais gentilmente lhe ofereceram.
E para a Educadora Ana não
há nada? Há TUDO!!!!!!!!!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário