terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Higiene Oral... é bestial!

Na sequência do desenvolvimento do Programa de Prevenção da Saúde Oral, o Projeto SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares) definiu como objetivo central conceber e executar estratégias de promoção da leitura e da escrita, bem como, através das suas Bibliotecas, aumentar a qualidade da divulgação e da informação no universo das escolas. Em colaboração com parceiros, pretendem contribuir para a alteração dos comportamentos ligados à saúde oral. Com essa intenção, recriaram-se ideias para a elaboração de novos materiais, atividades de leitura mais atrativas e estratégias de aprendizagem divertidas. Ou seja, promover, com excelente saúde oral, aprendizagens de se ficar com a boca aberta de espanto.
     O coordenador da nossa BE do Agrupamento Penafiel Sudeste, o professor bibliotecário João Costa, realizou a inscrição no referido projeto, tendo facultado um kit SOBE a todas as crianças que frequentam o Pré-escolar no nosso agrupamento. A higiene oral é um tema frequentemente abordado ao longo do ano e a escovagem dos dentes é reconhecida pelas crianças como um ato fundamental para o controlo da cárie dentária e das doenças das gengivas. No nosso Jardim não se efetua a lavagem dos dentes (já que não existem condições ideais para tal) mas faz-se a recolha das escovas de dentes usadas para o projeto MOMS - Miúdos Optimistas, Miúdos Saudáveis! O mesmo pretende, entre outros desafios, sensibilizar para a troca de escova de 3/3 meses, se usada diariamente pelo menos 2Xdiae o depósito da escova num EcoEscovinhas para posteriormente ser encaminhadas para a reciclagem. Pois é, as escovas dos dentes reciclam-se. Servem para se produzir mobiliário urbano - bancos de jardim, por exemplo. 
     Hoje as atividades desenrolaram-se em torno deste tema tendo sido uma vez mais promovido o incentivo à escovagem e à ingestão de alimentos saudáveis. A história “A cadeira dos sonhos” consolidou essas noções e ajudou a desmitificou a ida ao dentista como algo menos bom. 
     Eis algumas imagens dos nossos trabalhos. E para casa todos levaram um copo muito giro com escova e pasta dentífrica.

Sem comentários:

Enviar um comentário