quinta-feira, 2 de novembro de 2017

"Histórias em cordel" - LerImaginar

O Departamento da Educação Pré-escolar tem incluído no seu P.A.A. a atividade "Histórias em cordel" inserida na temática "LerImaginar". Ao longo do presente ano letivo serão expostos registos, fotografias, desenhos, montagens, textos,... num cordel em estilo de estendal existente na Biblioteca Escolar da Escola Sede. Nesse estendal, com fio e molas, estarão visíveis pequenas histórias de leitura fácil e rápida que transportarão os seus leitores para o reino do imaginário.
“A leitura abre a mente e amplia os horizontes. Quando isso é feito na primeira infância, tudo acontece de uma forma muito mais natural e prazerosa. E é essa geração de leitores que poderá transformar o mundo através da Educação e do conhecimento.” 
A citação de Isa Colli faz-nos aumentar a ousadia de nos assumir como os principais intermediadores desse grande projeto de estimular as nossas crianças pelo gosto da leitura, pois será como plantar uma semente com a certeza de que obteremos bons frutos.
Os três temas que serão explorados são:
- 1º Período - Cooperação/Solidariedade;
- 2º Período - Lendas locais/outras;
- 3º Período - Sustentabilidade do Ambiente.
      Ao longo do ano pretende-se que o estendal seja dinamizado com os trabalhos dos diversos grupos que compõem o Departamento Pré-escolar de forma a partilharem diferentes estratégias e novos conceitos na exploração de histórias infantis, consolidando valores sociais, culturais e cívicos.


"Nunca foi tão importante haver boa literatura infantil porque as crianças são atraídas por milhares de coisas fáceis, instantâneas e baratas que o livro. Com boa leitura infantil defende-se o livro".  
Miguel Sousa Tavares

Sem comentários:

Enviar um comentário