O
último desafio proposto na Sala da Any, em articulação com o 1.º ano, foi:
"O que vai acontecer quando adicionar a água às substâncias, açúcar, sal, café e areia?"
"O que vai acontecer quando adicionar a água às substâncias, açúcar, sal, café e areia?"
Inicialmente
as crianças diziam: "- Vai ficar doce”; "-Vai ficar salgada"…
Foi necessário introduzir um novo item à nossa descoberta sugerindo que só poderiam utilizar o órgão da visão para formular as previsões.
Foi necessário introduzir um novo item à nossa descoberta sugerindo que só poderiam utilizar o órgão da visão para formular as previsões.
Logo
de seguida foram lançados novos palpites:
1.ª Substância - Açúcar
Duarte
- “Vai ficar cor de pele!”;
Cristiano
- “Vai ficar branco!”;
2.ª Substância - Sal
Maria Inês - “Vai continuar branco, não muda...”
3.ª Substância – Café
Em
simultâneo várias crianças afirmaram que ficaria castanha.
4.ª Substância – Areia
O
porta-voz do grupo 1 disse que ficaria dourada;
O
grupo 2 disse que achava que ficaria amarela;
O
grupo 3 disse que achava que ficaria dourada;
O
grupo 4 disse que provavelmente a areia ficaria em baixo, pousada no fundo da garrafa.
Após a constatação/observação todos foram capazes de efetuarem a seguinte conclusão:
Após a constatação/observação todos foram capazes de efetuarem a seguinte conclusão:
O açúcar desapareceu/misturou-se com
a água, dissolveu.
O sal desapareceu/misturou-se com a
água.
O café misturou-se com a água, mas não
desapareceu.
A areia ainda ficou no fundo da
garrafa tendo a água ficado de cor cinzenta e suja.
CONCLUSÃO – Há substancias que, depois de misturadas
com a água, não se distinguem, como, por exemplo, o sal, açúcar, e outras continuam
a distinguir-se, como por exemplo a areia.
Como é bom VerExperimentar!
Como é bom VerExperimentar!
Sem comentários:
Enviar um comentário