segunda-feira, 17 de outubro de 2016

"Escritaria" no Pré-escolar

Recentemente demos início ao Projeto “Escritaria” incluído no PAA de Departamento Pré-escolar, na atividade “Brincar com as Palavras”. Com o mesmo pretende-se aplicar diferentes e motivadoras estratégias de leitura e escrita promovendo a literacia através do caráter lúdico, desenvolvendo a expressão oral e escrita, a imaginação e o gosto pelos livros/histórias.
A formação da leitura e da escrita na criança da Educação Infantil perpassa pelas brincadeiras como grande possibilitadora de interações, por todas as formas de comunicação, expressão e registro. Deseja-se privilegiar um trabalho que considere a diversidade de tipos, gêneros e suportes textuais, por meio do contato diário com livros, revistas, histórias em quadrinhos, jornais, panfletos…; a leitura frequente de histórias; escrita na presença das crianças quando esta se fizer necessária; incentivar as crianças a escreverem palavras e a inventar textos de forma espontânea. É lendo e escrevendo que a criança avança, pois no ato da leitura e da escrita ela vai elaborando hipóteses que a ajudam a enfrentar as contradições que encontram nos usos da linguagem escrita.                 
Nestes últimos dias preparamos todo o cenário para aliciar os dois grupos, em articulação, a participar ativamente no presente desafio. Através das histórias que são lidas e apresentadas diariamente destacaram-se algumas palavras que posteriormente foram utilizadas na construção de frases. Ainda haverá muito a se explorado contudo deixamos aqui um pouco do que já fizemos nestes dias.





2 comentários:

  1. Olá fico feliz por ter novidades vossas...continuarei a seguir atentamente o vosso trabalho, sempre cheio de criatividade.
    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Lúcia pelas simpáticas palavras. Nós também espreitamos o teu fantástico trabalho que nos serve de motivação para inovar e partilhar novas experiências. Beijinhos ;)

    ResponderEliminar