No início da semana encetamos
a temática do esquema corporal. É através do corpo que a criança
interage com o meio… Se ela conseguir desfrutar de uma imagem correta de si
mesma e conhecer adequadamente o seu corpo conseguirá usá-lo como ponto de referência
para a sua aprendizagem e, consequentemente, conhecimento para conseguir
interagir, brincando/aprendendo.
Esquema corporal é o conhecimento do corpo como um todo e as partes que o compõem. As atividades desenvolvidas estão a ser trabalhadas em simultâneo com as da coordenação viso-motora e orientação temporal e espacial pois os movimentos do corpo integram-se no espaço e no tempo.
Destacamos até ao momento algumas atividades desenvolvidas:
Através de pequenas
adivinhas, relacionadas com o corpo as crianças, descobriam as soluções e
colocavam as peças no devido local.
Através de pequenas
adivinhas, relacionadas com o corpo, as crianças, descobriam as soluções e
colocavam as peças no devido local.
Com as caixas que recolhemos
das ruas aquando a realização da “Escritaria” em Penafiel, construímos dois
puzzles, de 3 peças, para as crianças mais pequenas montarem a figura do menino
(“David”) e da menina (“Andreia”).
Foram contornados
silhuetas de algumas crianças e posteriormente executada a sua decoração com
diversos materiais e técnicas.
Pintaram, recortaram e construíram
uma figura humana articulada onde foi possibilitado brincar com a mesma reproduzindo
movimentos sugeridos pela educadora (mãos para cima, levantar uma perna, tapar
um olho, perninhas à chinês, etc…).
A música da colega Alda
Casqueira “O meu tesouro” tem sido cantarolada e aprendida pois a sua mensagem
é muito pertinente e adequada ao tema abordado.
Continuar-se-á a
abordar esta temática ao longo da(s) semana(s) e em articulação com a aula de
Educação Física e Educação Musical serão reforçados conceitos e assimiladas
novas noções.
Sem comentários:
Enviar um comentário