terça-feira, 25 de outubro de 2016

Eu e o meu corpo...

No início da semana encetamos a temática do esquema corporal. É através do corpo que a criança interage com o meio… Se ela conseguir desfrutar de uma imagem correta de si mesma e conhecer adequadamente o seu corpo conseguirá usá-lo como ponto de referência para a sua aprendizagem e, consequentemente, conhecimento para conseguir interagir, brincando/aprendendo.
 Esquema corporal é o conhecimento do corpo como um todo e as partes que o compõem. As atividades desenvolvidas estão a ser trabalhadas em simultâneo com as da coordenação viso-motora e orientação temporal e espacial pois os movimentos do corpo integram-se no espaço e no tempo.
Destacamos até ao momento algumas atividades desenvolvidas:
Através de pequenas adivinhas, relacionadas com o corpo as crianças, descobriam as soluções e colocavam as peças no devido local. 
Através de pequenas adivinhas, relacionadas com o corpo, as crianças, descobriam as soluções e colocavam as peças no devido local. 

Com as caixas que recolhemos das ruas aquando a realização da “Escritaria” em Penafiel, construímos dois puzzles, de 3 peças, para as crianças mais pequenas montarem a figura do menino (“David”) e da menina (“Andreia”).
Foram contornados silhuetas de algumas crianças e posteriormente executada a sua decoração com diversos materiais e técnicas.  
Pintaram, recortaram e construíram uma figura humana articulada onde foi possibilitado brincar com a mesma reproduzindo movimentos sugeridos pela educadora (mãos para cima, levantar uma perna, tapar um olho, perninhas à chinês, etc…).
A música da colega Alda Casqueira “O meu tesouro” tem sido cantarolada e aprendida pois a sua mensagem é muito pertinente e adequada ao tema abordado.  
Continuar-se-á a abordar esta temática ao longo da(s) semana(s) e em articulação com a aula de Educação Física e Educação Musical serão reforçados conceitos e assimiladas novas noções.


Sem comentários:

Enviar um comentário