quinta-feira, 30 de março de 2017

Encontro com o escritor João Manuel Ribeiro

“Eu sou um andarilho. De um livro para outro. De uma escola para outra. De um evento para outro. De um projeto para outro. Sempre com poesia e livros na bagagem. O que mais gosto, digo-o repetidamente, é de me encontrar com os meus leitores, sobretudo em escolas. Gosto do encontro, olhos nos olhos, com quem me lê. Considero que os encontros nas escolas e/ou bibliotecas, se bem preparados, são uma experiência fabulosa para os leitores e para mim.”            João Manuel Ribeiro
É sempre com muita alegria e entusiasmo que recebemos em nossa “casa” alguém rico em criatividade, imaginação e muita habilidade literária. Foi nosso convidado o escritor João Manuel Ribeiro que com a sua simplicidade e simpatia contagiou pequenos e graúdos com a sua poderosa “arma mortífera” de criar rimas muito divertidas. O polivalente estava cheiinho com tantos meninos… Os Jardins e escolas de Peroselo e Luzim estiveram connosco e participaram nesses momentos empolgantes…

Foi também muito divertido partilharmos o nosso espaço exterior com os meninos do Jardim de Luzim e Peroselo. Voltem sempre!

quarta-feira, 29 de março de 2017

Experiência: "As cores que se misturam (água que anda)"

A primavera é sinónimo de cor… de muitas cores! A cor é uma das principais caraterísticas do mundo que nos rodeia e resulta da existência da luz. Hoje estivemos envolvidos num desafio muito divertido que inicialmente teve somente as cores primárias. As nossas educadoras prepararam-nos uma folha para fazermos o registo desta experiência. Após a explicação do procedimento começamos por efetuar o registo do mesmo. 
Foi-nos esclarecido que teríamos que aguardar algum tempo para efetuarmos a verificação final. Mas uma coisa logo nos apercebemos: a água começou a disseminar-se pelo papel com a cor da água do respetivo copo. 

Cerca de duas horas depois fomos confrontados com os copos todos com água e já não tínhamos só as cores primárias. Como por magia a água atravessou de um copo para outro e com a junção de duas cores obteve-se uma outra cor. Eis alguns registos realizados por nós onde retrata exatamente aquilo que observamos.


Foi muito giro! Queremos bis!

terça-feira, 28 de março de 2017

Uma visita muuuiiittttoooo especial...

“Nenhum pessimista jamais descobriu os segredos das estrelas, nem velejou a uma terra inexplorada, nem abriu um novo céu para o espírito.”   Helen Keller

O dia de hoje foi muito especial porque recebemos no nosso Jardim-de-infância pessoas muitos especiais. A mãe do José Nuno tinha prometido que quando tivesse disponibilidade nos viria visitar para falar sobre a sua profissão. Como o prometido é devido veio acompanhada para ficarmos bem esclarecidos. A mãe Cátia trabalha na APADIMP em Penafiel e convidou o Joaquim, o Nuno e a Lili para falarem da sua deficiência e a funcionária Marlene para responder a diversas questões no que concerne às funções de bombeira, já que ela também tem habilitações para tal. Estivemos muito atentos! 
A mãe Cátia trouxe três livros que retratavam a deficiência de cada um dos nossos convidados e nós optamos pela história “Um detetive em cadeira de rodas”

O Joaquim ofereceu-se para falar como “dominava” a sua cadeira e tivemos bem tentados em experimentá-la… Ficou combinado que numa próxima vez daríamos uma voltinha nela.  Na hora de irem embora quisemos também ver de perto como o Joaquim entrava para a carrinha com a sua cadeira. A motorista Ana explicou-nos todo o processo.


Queremos de coração agradecer todo o carinho que nos foi dispensado… Obrigado pelos livros, pelos docinhos, pela experiência… mas sobre tudo pelo exemplo, pela simpatia, pelo afeto. 
Fica um beijinho muito especial para a mãe Cátia por este momento importante nas nossas vidas pois irá ajudar-nos a compreender que “a deficiência não impõe limites mas mostra que o limite está onde se imagina que pode estar
Todos diferentes, todos iguais!

segunda-feira, 27 de março de 2017

A história "O pote vazio"

Hoje escutamos a bonita história intitulada “O pote vazio”. A mesma aborda o tema da germinação e da verdade.
Temos estado envolvidos com as sementeiras e plantações mesmo com esta primavera um pouco friorenta. Com a história depreendemos o que já suspeitávamos… Sem dedicação e empenho nada floresce! A natureza faz bem o seu trabalho mas por vezes necessita da nossa colaboração. E quando colocamos muito amor conseguimos fazer desabrochar a mais pequena das sementes. 
E como somos empenhados e dedicados fizemos bem o nosso trabalho e do nosso vaso brotaram umas bonitas flores. Vejam só…
Já que falamos em “brotar” mostramos como estão a decorrer as nossas experiências com a germinação dos feijões, os rebentos de cenoura, nabo, alho, batata e cebola. Em poucos dias já são notórias as alterações dos mesmos. 
Continuaremos atentos…

sábado, 25 de março de 2017

O teatro veio até nós... Programa "Fruta Escolar"

A Câmara Municipal de Penafiel continua no presente ano letivo a distribuir frutas pelas escolas alargando esta iniciativa aos Jardins-de-infância. Enquadrado no programa “Fruta Escolar” a fruta é distribuída duas vezes por semana, e contempla frutos como, maçã, pera, clementina, tangerina, laranja, banana, cereja, uvas, ameixa, pêssego, cenoura e tomate. 
Este programa tem com objetivo a promoção de hábitos alimentares benéficos para a saúde das crianças e a redução de custos socioeconómicos, associados a regimes alimentares menos saudáveis. 
Nesta edição do projeto conta com a apresentação de uma peça de teatro do grupo de teatro penafidelense Art’ e Risos, com o objetivo de sensibilizar as crianças para os benefícios do consumo dos frutos.
Deixamos aqui alguns momentos muito divertidos e educativos que vivenciamos juntamente com os meninos do 1º ciclo.  

terça-feira, 21 de março de 2017

Dia Mundial da Árvore e da Floresta

    A primavera chegou no dia 20 de março às 10h29m… Não veio muito bem-disposta e entendemos não fazer caso desse pequeno arrufo e abordamos a sua chegada com histórias e canções. Talvez por isso hoje tenha aparecido, ainda que timidamente, mais solarenga. De certa forma não quis ensombrar o dia especialmente dedicado à árvore e floresta.
   Todos reconhecemos a importância e relevância do festejo deste dia. As nossas educadoras explicaram-nos que as árvores são os pulmões do mundo e ficamos muito entusiasmados quando nos foi dito que iríamos plantar diversas árvores de frutos, oferecidas gentilmente pelo Presidente da Junta Artur, para o jardim do nosso Centro Escolar. A música dos Caricas retratou de uma forma lúdica e pedagógica que ao plantar uma árvore estamos a semear a vida no nosso planeta.
   Quisemos elaborar uma atividade alusiva à árvore como um gesto de respeito e amizade. 
   Juntamente com os meninos do 1º ciclo colaboramos na plantação das 12 árvores de fruto e realizamos algumas sementeiras.
   Alguns meninos trouxeram de casa várias sementes (girassol, salsa,…) e algumas plantas que foram colocadas junto ao nosso parque infantil.
   Todos quisemos participar e estaremos atentos ao seu desenvolvimento e às suas necessidades.

domingo, 19 de março de 2017

Feliz dia (do) Pai!


   E porque és o melhor Pai do Mundo ofereço-te estes miminhos com todo o carinho que transborda no meu coração!
   Um relógio para saberes que a todas as horas, minutos e segundos quero ter-te comigo a meu lado. Reaproveitamos e reutilizamos as caixas de DVD´s e Cd´s que esponjamos colorindo-os para ficarem a teu gosto.
    Presenteio-te com um jogo para que assumes um compromisso comigo de nunca te esqueceres de, uma vez por semana, aceitar este desafio.
   para completar um singelo postal demonstrativo do quanto eu gosto de ti... MUUUIIIIIIIIITTTTTOOOOOOO.....
    Tudo isto embrulhado num saco todo catito que pintei e picotei as letra da palavra PAI.

    Mas uma coisa eu sei... O melhor presente que a vida te pode dar hoje e sempre é veres-me crescer feliz... E eu feliz ficarei por estares a meu lado para seguir as tuas pisadas. 
      Beijinhos querido Pai!  

sexta-feira, 17 de março de 2017

Pai, querido pai...

     Vamos contar-vos um segredo: temos andado muito ocupados por causa de uma pessoa muito especial! Já devem suspeitar de quem estamos a falar… Sim, é do nosso PAI. Entre as diversas histórias, canções, entrevistas, poesias e registos gráficos ainda tivemos fôlego para realizarmos um presente para ofertarmos no domingo, no Dia do Pai. É claro que não podemos desvendar qual será a surpresa mas não escondemos que todo o nosso empenho revelou muito carinho, amor e reconhecimento pelo nosso querido paizinho. Sabemos que ele reconhecerá todo o nosso afeto e nos abraçará calorosamente pois sabemos que ele tem um coração grande, bondoso e docinho como chocolate. Ele é o nosso herói e queremos tê-lo e senti-lo sempre bem juntinho a nós.   
 
   E no domingo desvendaremos a surpresa que já está pronta, embrulhadinha e bem guardada para ser dada ao nosso adorado Pai! 

E tudo porque... Eu gosto é do Papá!

quarta-feira, 8 de março de 2017

Quando eu for grande o que quero ser?

Temos tomado um pouco a consciência de que ter um trabalho é uma condição essencial, não somente pela manutenção financeira, mas pela dignificação da vida. Ter um ofício constituirá uma parte importante na nossa vida: para além de ser o nosso “ganha-pão” também nos possibilitará a nossa realização pessoal, sentirmo-nos úteis e encontrarmos um sentido para a vida.

“O que queres ser quando fores grande?” Eis a questão que hoje a nossa educadora nos fez. A canção da Alda Casqueira encaixou-se muito bem para nos elucidar na hora de apresentar os nossos desejos.

    Todos demos o nosso testemunho e expusemos como pretendíamos desempenhar o nosso futuro ofício assim como o que necessitaríamos para o executar. Foi muito divertido e interessante este momento. Para que conste realizamos um registo que demonstra os nossos intuitos profissionais. 
   Hoje comemora-se o dia Internacional da Mulher e ficamos a compreender o porquê da existência do mesmo. Foi-nos explicada que há muito tempo atrás (há mais de 140 anos) no dia 8 de março de 1857 houve uma manifestação organizada por trabalhadoras, só por mulheres, que infelizmente não acabou bem. Naquela altura, as mulheres não tinham direitos quase nenhunsTrabalhavam muitas horas por dia (todos) e às vezes também por turnos. As condições de trabalho eram muito más e as pessoas eram muito maltratadas. Abusavam das suas capacidades e exploravam-nas até ao limite e pagavam mal, mas especialmente mal às crianças e às mulheres, apesar de lhes ser exigido o mesmo. Nesse dia, centenas de mulheres, trabalhadoras de fábricas de vestuário e têxteis de Nova Iorque, iniciaram uma marcha de protesto contra os salários baixos, as más condições de trabalho e o horário de trabalho obrigatório de 12 horas por dia! A polícia foi chamada e dispersou essa manifestação com enorme violência. Por causa desse acontecimento, desde 1975, as Nações Unidas comemoram o dia 8 de Março como o Dia Internacional da Mulher. Hoje em dia é comum aceitarmos que as mulheres e os homens devem de ter as mesmas oportunidades e direitos mas outrora isso não foi assim.
    Para assinalar este dia levamos para casa um miminho para oferecer à “mulher lá de casa”. Queremos que sejam muito felizes!

terça-feira, 7 de março de 2017

As profissões

    Sabiam que uma profissão pode ser escolhida desde pequenino? É o que nós pensamos e por isso quantas mais profissões praticarmos a “fazer de conta” mais fácil será escolher a mais indicada para cada um de nós. As nossas educadoras têm-nos ajudado a desvendar o “universo” diversificado de possíveis escolhas assim como a função de cada uma. Hoje tivemos a oportunidade de assistirmos a um PowerPoint alusivo ao tema tendo-nos sido possibilitado uma exploração e enriquecimento de novo vocabulário. 
   Em grande grupo conversamos abertamente sobre as profissões dos nossos pais: que tipo de trabalho executam, quais os objetos e utensílios que utilizam, o que produzem, qual a importância dos mesmos na sociedade, etc. Sugerimos que realizássemos o registo da profissão do pai e da mãe para fundamentar o que expusemos verbalmente.
Como gostámos de música relembramos a seguinte canção através deste video...
    Uma coisa aprendemos: Todas as profissões têm a sua importância e valor na sociedade e por isso merecem todo o respeito. Algumas são mais simples e outras mais respeitadas mas com dependência mútua.

segunda-feira, 6 de março de 2017

A minha educadora é um extraterrestre

   A história de hoje serviu de trampolim para a temática que vamos debruçar durante alguns dias: As profissões
   Sobre este tema haverá muito para aprender, analisar, observar e refletir… E nada melhor que começar por uma profissão muito especial: Educadora de infância. 
   As nossas educadoras são um pouco parecidas com este extraterrestre... Têm tantas semelhanças!!!!!.... Tal como aqueles meninos nós também gostamos das nossas "extraterrestres", daqui deste Jardim-de-infância! 
  E como todos são importantes também referenciámos e comentamos as outras profissões que encontramos no Centro Escolar. Os nossos registos foram realizados com todo o cuidado e carinho pois reconhecemos que todos desempenham um papel importante para vivermos harmoniosamente.
    A música que escutamos foi do álbum “As Profissões” da Sónia Araújo, intitulada “A professora”.
Amanhã continuaremos a explorar este tema.