quarta-feira, 8 de março de 2017

Quando eu for grande o que quero ser?

Temos tomado um pouco a consciência de que ter um trabalho é uma condição essencial, não somente pela manutenção financeira, mas pela dignificação da vida. Ter um ofício constituirá uma parte importante na nossa vida: para além de ser o nosso “ganha-pão” também nos possibilitará a nossa realização pessoal, sentirmo-nos úteis e encontrarmos um sentido para a vida.

“O que queres ser quando fores grande?” Eis a questão que hoje a nossa educadora nos fez. A canção da Alda Casqueira encaixou-se muito bem para nos elucidar na hora de apresentar os nossos desejos.

    Todos demos o nosso testemunho e expusemos como pretendíamos desempenhar o nosso futuro ofício assim como o que necessitaríamos para o executar. Foi muito divertido e interessante este momento. Para que conste realizamos um registo que demonstra os nossos intuitos profissionais. 
   Hoje comemora-se o dia Internacional da Mulher e ficamos a compreender o porquê da existência do mesmo. Foi-nos explicada que há muito tempo atrás (há mais de 140 anos) no dia 8 de março de 1857 houve uma manifestação organizada por trabalhadoras, só por mulheres, que infelizmente não acabou bem. Naquela altura, as mulheres não tinham direitos quase nenhunsTrabalhavam muitas horas por dia (todos) e às vezes também por turnos. As condições de trabalho eram muito más e as pessoas eram muito maltratadas. Abusavam das suas capacidades e exploravam-nas até ao limite e pagavam mal, mas especialmente mal às crianças e às mulheres, apesar de lhes ser exigido o mesmo. Nesse dia, centenas de mulheres, trabalhadoras de fábricas de vestuário e têxteis de Nova Iorque, iniciaram uma marcha de protesto contra os salários baixos, as más condições de trabalho e o horário de trabalho obrigatório de 12 horas por dia! A polícia foi chamada e dispersou essa manifestação com enorme violência. Por causa desse acontecimento, desde 1975, as Nações Unidas comemoram o dia 8 de Março como o Dia Internacional da Mulher. Hoje em dia é comum aceitarmos que as mulheres e os homens devem de ter as mesmas oportunidades e direitos mas outrora isso não foi assim.
    Para assinalar este dia levamos para casa um miminho para oferecer à “mulher lá de casa”. Queremos que sejam muito felizes!

Sem comentários:

Enviar um comentário